terça-feira, 11 de setembro de 2012


A DINÂMICA DOS NAIPES DO TARÔ
 
Vamos propor uma reflexão a respeito dos Naipes dos Arcanos Menores do Tarô.
Conforme Ensinamos em nossa Escola, e que cremos estar Fundamentada na Tradição Antiga, os Naipes dos Arcanos Menores tem uma Dinâmica que se expressa por uma lógica demonstrada na seqüência em que são colocados.
Nesse Ensinamento, os Naipes são dispostos da seguinte forma:
1º) Ouros – relacionado ao Elemento Terra e ao Caráter
2º) Copas – relacionado ao Elemento Água e às Emoções
3º) Espadas – relacionado ao Elemento Ar e aos Instintos
4º) Paus – relacionado ao Elemento Fogo e à Inteligência
Pessoas têm questionado o porque dessa forma e das relações descritas, afirmando que outros autores colocam de forma diferente.
Vejamos como podemos esclarecer nossas afirmações:
OUROS => está relacionado à Terra; é um mineral, veio da Terra e o Ouro nos dá uma noção intrínseca de valor – está relacionado à Valores – é um metal valioso, praticamente todos associam o valor do ouro aos bens materiais, mas no Tarô também está relacionado aos Valores Internos, de Caráter, de Moral, aos Valores Éticos. Assim, como a Terra dá sustentação à tudo, o Caráter é que dá a sustentação de nossa Personalidade, que nos caracteriza, que dá respaldo à nossos Atos, Palavras, Pensamentos e Sentimentos; tudo deve estar apoiado em nosso Caráter, que é formado por todas as Tendências que trazemos de nossas existências passadas. Todos têm um Caráter, que pode ser bom ou mau; se nossos Valores Internos forem elevados, teremos um bom Caráter; se esses Valores forem baixos, teremos um mau Caráter.
COPAS => está relacionado à Água; é um Elemento fluídico, que se adapta às situações e circunstâncias, e nossas Emoções são fluídicas como as Águas. E é através das Emoções e Sentimentos que criamos laços, vínculos afetivos, que nos aproximamos dos outros e que permitimos a aproximação, envolvimento, que nos relacionamos com nossos semelhantes; respaldados por nosso Caráter, podemos ter sinceridade ou não nesses envolvimentos e relacionamentos.
ESPADAS => está relacionado ao Elemento Ar; o Ar é um Elemento diáfano, e está relacionado à Força Vital que anima o Corpo,  o Sopro Vital, que é ativado quando a criança dá sua primeira inspiração e que coloca em atividade todo seu Sistema Anímico, a começar pelos Instintos, que são as primeiras manifestações apresentadas por qualquer criatura. Além disso, também há o Símbolo que caracteriza este Naipe: a Espada. A Espada é um instrumento de guerra, de luta, de batalha, símbolo da agressividade e da violência, com a qual nos defendemos ou atacamos, seja para qual finalidade a empreguemos. Assim são nossos Instintos, com eles colocamos limites em nossos envolvimentos; podemos determinar até onde podemos permitir a entrada dos outros em nossos espaços Interiores e sabermos até onde podemos ir. Nossos Instintos nos permitem defender nossa Integridade e lutarmos para manter nossa Liberdade. Apoiado num Caráter elevado, nos garante segurança e estabilidade nos envolvimentos.
PAUS => está relacionado ao Elemento Fogo; O Fogo é um Elemento Etéreo e está relacionado à Energia que nos anima. O Fogo é o Elemento que depura, purifica, transforma e renova todas as coisas, que renova, purifica e transforma a Natureza; por isso está relacionado à Inteligência, que é o Fator em nós que possibilita a evolução. É a Inteligência que nos transforma, que nos renova, permitindo a renovação das idéias, dos conceitos; é o Fator que Ilumina nossa Mente; é a Inteligência que pode promover a nossa Evolução, que pode renovar nossa Natureza Interior. A Inteligência é o Poder, o Fogo, a Energia e a Luz que nos impulsiona para a Realização de nossa Meta Divina. Por isso, está colocada neste ponto, pois precisamos ter um Caráter valioso, uma capacidade de envolvimento e relacionamento saudável, sabermos colocar os limites de forma equilibrada, para que nossa Inteligência se manifeste brilhando como um Sol e Ilumina não apenas nosso Caminho, mas também dos que Caminham conosco.

domingo, 2 de setembro de 2012

ENCONTRO DE TARÓLOGOS E SIMPATIZANTES

Ontem realizamos nosso Encontro de Tarólogos e Simpatizantes aqui em Belo Horizonte, e foi uma tarde muito agradável e proveitosa. Tivemos as participações de Ivan Mir, da Cris do Tarô, do Marco Túlio e da visitante nova Angélica, que esperamos ter sempre a graça da presença, e desta vez, com o auxílio da tecnoligia, as presenças virtuais do meu grande amigo e Mestre Rubens Lacerda e do nosso amigo e companheiro de Jornada Tarológica e espiritual Carlos Moraes. Foi ema experiência muito proveitosa e esperamos que em nossos próximos Encontros, possamos ter a presenta virtual de outros companheiros de Jornada. Abraços e bom Domingo a todos.