COSMOSOFIA


A Cosmosofia é uma releitura de todo Conhecimento humano nas suas diferentes áreas, de forma atual, procurando libertar-se de todos os condicionamentos decorrentes das limitações humanas. É uma maneira nova, a atual, de estudar a Sabedoria Antiga, buscando reencontrar seu aspecto Místico Original, perdido na sua fragmentação, partindo das formas como ela é apresentada atualmente, aprofundando seus Ensinamentos, depurando-a de todas as deformações a que foi submetida através dos milênios, alcançando suas raízes que descendem do próprio Conhecimento Primordial.
A Cosmosofia é o Caminho do Conhecimento, que leva à Realização (ou à Libertação), através do contato com o Conhecimento Original, a Essência Divina imanente no Universo. Para tanto enfatiza a premissa da libertação de todos os conceitos, preconceitos, dogmas, tabus e idéias pré-formadas, desenvolvendo e aprimorando a Intuição e preconizando o Silêncio Interior como única forma de poder-se acessar esse Conhecimento, livre das deturpações dos padrões mentais arraigados.
A Cosmosofia pode ser entendida como o resgate da própria Tradição Original, a Ciência Divina que se encontra espalhada em nosso Planeta, fragmentada em diversas tradições particularizadas, por trás das diferentes formas assumidas pelas religiões, filosofias, ordens, seitas, Escolas de Conhecimento e até pelas diversas áreas da ciência.
O Nome Cosmosofia significa “Sabedoria do Universo” ou “Sabedoria Universal” e foi adotado pela abrangência que oferece, já que se destina a levar o Caminhante a acessar o Registro Akáshico Universal. A Cosmosofia parte da premissa de que todas as formas de expressão do Conhecimento humano que vemos hoje em dia, são variações, mais ou menos deturpadas, de um Conhecimento muito Antigo, quer era Uno em sua Essência, legado pela própria Divindade ao homem. Esse Conhecimento foi sendo fragmentado em formas de Culturas regionais, com suas respectivas formas de religião, sistemas de crença, sistemas políticos, formas de governo, manifestações artísticas, costumes e tradições que lhes eram próprias, conforme seu nível de compreensão e entendimento das Manifestações dos Fenômenos e Princípios que regem a Natureza.
A Cosmosofia não é uma religião ou uma filosofia de vida nova, nem pretende ser uma nova ordem iniciática nos moldes de tantas que já existem, apesar de seu caráter Iniciático. A Cosmosofia é Mística em sua Essência e a diferença básica entre a Mística e a Filosofia é que, enquanto a Filosofia é o processo de se tentar chegar à Verdade através da análise racional, intelectual dos fatos, seres e coisas envolvidas, buscando desvendar ao Mistérios do Universo através das aparências fenomênicas, a Mística é a Arte de vivenciar  e experienciar o Mistério, não procurando entendê-lo racionalmente ou intelectualmente, mas sim Compreendê-lo em sua Essência pelo Conhecimento proporcionado pela Comunhão Íntima co Ele, conhecê-lo Consciencialmente pelo contato direto.
A Cosmosofia, sendo Mística, busca a Integração e a Harmonização entre as diversas vertentes do Conhecimento humano, expressas através das várias facetas da Religião, da Filosofia, da Ciência, da Arte e da Política. Essas vertentes são, geralmente, colocadas como antagônicas, porém, não são antagônicas e, sim,  complementares. Não se chega à Unidade com separações, antagonismos e divergências. O que é preciso é harmonizar e unir as tendências para eliminar a ignorância, a miséria e o caos existente ma atual sociedade humana.
O que vemos hoje é a fragmentação total do Conhecimento Original, e isto em todas as áreas do saber humano: religião, filosofia, ciência, arte e tendências políticas. Essa fragmentação é a principal causa da grande crise pela qual passa a humanidade em nossa época. A crise atual não é sócio-político-econômica, é consciencial. O grande mal da humanidade é a perda de sua identidade como Consciência Espiritual emanada da Essência Divina, sendo, portanto, Divina e Perfeita como Ela.
Essa crise consciencial provoca a separatividade e estimula a ignorância, embotando a Consciência do homem, afastando-o cada vez mais de sua Origem Divina. Em nosso Mundo, a ignorância alastra-se numa progressão geométrica, enquanto a Sabedoria expande-se em uma progressão aritmética, fazendo-nos ter uma perspectiva bastante sombria sobre o futuro da humanidade. Reverter esse processo é quase impossível, mas pelo esforço contínuo de alguns que buscam o retorno às Origens, é possível amenizar o caos reinante.
Já é bastante observado, em diversos movimentos ditos holísticos, essa preocupação com a “volta às origens”, porém, essas iniciativas ainda se baseiam na separatividade, promovendo cada vez mais fragmentação da Sabedoria Antiga, ao invés de voltar realmente ao Original. Esses movimentos estão em sintonia com a Nova Era, a chamada Era de Aquários, na qual entraremos dentro de algumas dezenas de anos, e que, por si só, exige a Unificação do Conhecimento Original, pois Ele era Uno no Início e deverá voltar a ser Uno. Dessa forma, a Cosmosofia entende que todas as diversas facetas, tanto da Religião, como da Ciência, da Filosofia, das Artes e das tendências Políticas, podem e devem ser harmonizadas e integradas a fim de que toda a humanidade possa ser realmente o que, por Princípio Divino sempre foi: a “Família dos Filhos de Deus”; e a Cosmosofia se propõe a ser a ponde e canal para que essas integração e harmonização se concretizem.
A Cosmosofia não pretende a ser a “religião do futuro”, como pretendem certas seitas ou religiões que se auto-denominam a “religião de toda a humanidade”, pois sabemos que isso não é possível, pelo menos a curto ou médio prazo, devido aos diversos Níveis de Consciência existentes entre os homens. Busca apenas oferecer um Caminho para a volta ao Estado Original da Consciência, que é Uma em Essência, sendo uma Manifestação da Vida Universal.
A Cosmosofia é a própria integração da Vida, na qual não pode haver divergências, já que é Uma e Una em sua natureza. Assim, a Expansão da Consciência exige a Integração de todas as Vias de Evolução humana, ou seja, a Religião, a Filosofia, a Arte, a Ciência e a Política.
A Cosmosofia não é uma Doutrina pronta, acabada, que deve ser aceita como um dogma, e sim, um fluir da Consciência, que sabe que o Conhecimento, por si mesmo, é expansivo, visto que é Manifestação do próprio Ser Divino, que está Eternamente em Expansão e Evolução, e todo o Universo com Ele.
A Cosmosofia não é estática, estagnada; é dinâmica, porque a Consciência é dinâmica, fluídica. A Cosmosofia é a absorção do Conhecimento Divino.
Quando falamos do Conhecimento Divino, estamos falando de uma Essência Viva, pois é manifestação do próprio Ser Divino, que pode ser acessível a todos aqueles que sinceramente, com o Coração Puro, Vontade Forte, propósito Inflexível, Mente Silenciosa e Amor pelo Conhecimento, O procurarem e d’Ele se aproximarem.
Não se deve confundir a Cosmosofia com a Holística, pois a Cosmosofia busca a integração, o contato direto com o Conhecimento Original para melhor compreender suas partes, ao passo que a Holística procura integrar as partes para tentar compreender o Todo. Só que o Todo é muito mais do que a simples integração de suas partes.

Cyddo de Ignis
(Alcides de Paula Chagas Neto)
Telefone para contato: celular: 031- 9103-3086
e-mail: magiaaquariana@gmail.com   cyddo.dharma@yahoo.com.br