A MENTE


A Mente é uma Função, um Instrumento do Ser. Está – ou deveria estar – subordinada à Consciência, agindo diretamente sobre o cérebro para manifestar as mais diversas expressões do Ser como um Todo. Não tem vontade própria, não tem determinação, embora se possa dizer que, de certa forma possui uma Personalidade própria. Suas atribuições são: processar – receber, decodificar, analisar, classificar, catalogar, comparar, recodificar, armazenar ou arquivar para posterior verificação – e distribuir as informações que lhe chegam e que deverão ser utilizadas pelo Indivíduo durante sua existência.
Nós já nascemos com ela. Segundo a Tradição Antiga, a Mente é posta em funcionamento (e não só a Mente, mas todo o Complexo Energético que constitui o Ser) com a primeira inspiração que damos no momento do nascimento. Depois desse momento portentoso, lentamente, conforme vamos crescendo e aprendendo, todas as nossas experiências e vivências vão sendo gravadas e registradas nela. O Ser vai, então, através dela, progressivamente, armazenando informações sobre suas experiências, Sentimentos, Emoções, Sensações físicas –0 em partículas as que são transmitidas pelos Órgãos dos Sentidos – e que servem de material de comparação para todas as circunstâncias e situações pelas quais o Indivíduo passa. O que determina a intensidade da gravação no Registro Mental é a intensidade Emocional com a qual a experiência é vivida. Quanto mais forte a Emoção, mais forte é o Registro. O que é gravado com Emoção não é facilmente esquecido.
Dessa maneira, entende-se que a Mente é apenas um Registro do Passado, por isso podemos dizer que pensamos no Passado, já que todas as nossas Atitudes, decisões e análises são tomadas com base em informações já armazenadas e que são tomadas, geralmente, como um modelo definido, pronto para receber novas remessas de informações que têm de se adequar ao modelo. Dificilmente aceitamos mexer no modelo para adaptá-lo a situação. Esse é o motivo de medos, receios, aversões, raivas, ódios, apegos, ciúmes, ressentimentos e outras expressões do Caráter humano.
Da mesma forma, sempre que se pensa no Futuro, só se vê a repetição daquilo que já se conhece. A própria imaginação é uma expressão do Arquivo de Reminiscências. Só se pode imaginar alguma coisa usando como subsídio o que se conhece, as informações já catalogadas e definições arquivadas na memória. Ninguém pode imaginar algo que já não possui um Registro gravado que lhe sirva de subsídio.
Isso não quer dizer que a Mente não tenha nenhum valor, em absoluto, porque se não houvesse essa Função, o Ser seria incapaz de Aprender. Viveria apenas pelos Instintos Básicos: comer, beber, dormir, urinar, defecar, reproduzir-se e defender-se.
O maior problema á a supervalorização da Função em detrimento da Consciência, ou seja, a supervalorização da Mente em detrimento da Consciência. Esse é o maior problema da humanidade. Esse é um grave erro que traz sérias conseqüências ao desenvolvimento da humanidade como um todo e à Expansão da Consciência do Indivíduo em particular.
Para se poder utilizar essa Função adequadamente, se faz necessário conhecê-la. A fim de se assumir o controle da situação, ou seja, a Consciência voltar a assumir o Comando, e não continuarmos vivendo automaticamente como vivemos. Por isso fala-se tanto em controle da Mente, mas isso não é tão simples como parece, pois para se controlar a Mente, a Consciência deve ser Treinada para se expressar, porque o Poder Real é da Consciência, ou do Ser, e não da Mente, pois a Mente, realmente, não tem poder algum. Todo poder vem do Ser e é expressado pela Vontade, que é um Atributo do Ser. Assim, é preciso aquietar a Mente, para que a Consciência possa se manifestar plenamente. Uma Mente agitada, tumultuada, não permite que a Consciência se manifeste. Por isso deve-se Treinara Consciência para que esta vença as barreiras criadas pela Mente.
Para se conseguir aquietar a Mente é necessário ter um conhecimento de como ele funciona e qual papel ela desempenha no conjunto do Ser Total. Esse assunto será melhor abordado ao falarmos da Anatomia Sutil (ou Energética) do Ser Humano. Por enquanto falaremos superficialmente apenas o suficiente para compreendermos sua situação. A Sabedoria Antiga afirma que o Ser é Constituído de diversas Instâncias, cada qual com uma Função que lhe é inerente, sendo que a Mente tem a Função de processar informações, ou seja, a Mente não pensa, não sente, não deseja, não tem sentimentos nem emoções, apenas manipula as informações que as outras Instâncias (ou Eus Internos) lhe fornecem. Dessa forma, a Mente – e não somente ele, como também essas outras Instâncias – está em atividade constante. É um complexo Sistema onde tudo tem de estar em ordem para funcionar em harmonia, com eficiência, pois como a Mente centraliza todo o processo, todas as Impressões e Impulsos, emitidas pelas outras Instâncias, passam pela Mente. Se todos esses Eus – ou Instâncias Internas – estiverem equilibrados, todo o Ser estará em harmonia; se, ao contrário, o funcionamento desses Eus Internos estiver em desarmonia, o resultado é uma agitação caótica, pois as Impressões, ou Impulsos, de um desses Eus atinge os outros simultaneamente, provocando uma reação ou resposta que também é enviada e chega aos outros da mesma forma, simultaneamente, num processo contínuo de recepção de Mensagens, ou de Impressões e Impulsos, e emissão de respostas às essa Impressões ou Impulsos. Dessa forma, se esse processo não for tranqüilo, harmonioso, todo o Ser estará num tumulto imenso, e como a Mente tem de Registrar e processar todas as informações para fornecer as respostas adequadas às informações que recebe, entre num processo de movimentação descontrolada, gerando a agitação caótica mental, que é um verdadeiro transtorno para a nossa humanidade. Portanto, aquietar a Mente é, de uma forma mais abrangente, aquietar todo o funcionamento Interno do Ser, colocando todas as Funções perfeitamente harmonizadas, funcionando umas em total sintonia com as outras.
Porém, mesmo que se conseguisse essa Quietude Interna, que conseqüentemente proporcionaria uma Mente quieta, a menos que essa Mente fosse livre de condicionamentos, de apegos a idéias, conceitos pré-estabelecidos, essa quietude mental teria pouca utilidade, porque o Caminhante não será capaz de Interpretar os Ensinamentos que lhe chegam – tanto objetivamente, como subjetivamente – livre de apegos. Dessa forma, para fins de Expansão de Consciência, ele deve também se descondicionar, abandonar suas amarras ao Passado.
Portanto, aquietar e de condicionar a Mente para se conseguir um relativo Silêncio Mental e a tarefa que todo aquele que busca o Auto-Conhecimento deve empreender. Enquanto não se calar o Diálogo Interno não se consegue se Libertar dos condicionamentos impostos pelo meio social, familiar e cultural em que se vive.




Cyddo de Ignis
(Alcides de Paula Chagas Neto)
Telefone para contato: celular: 031- 9103-3086
e-mail: magiaaquariana@gmail.com   cyddo.dharma@yahoo.com.br
Místico,Tarólogo, Tarósofo, Professor de Tarô e Instrutor do Caminho do Tarô. Ministrando Cursos e Consultas de Tarô – os Cursos são ministrados principalmente no Nível Iniciático, e as Consultas visam o esclarecimento do Caminho de Realização Interior. Ministra também Cursos de Auto-Conhecimento e Magia Aquariana.Todas as abordagens dos Cursos e Consultas são feitas têm como Fundamento a Tradição Antiga e visam dar ao Aluno ou Consulente a oportunidade de conhecerem a si mesmos e se harmonizarem com a Vida.
Nascido em São Paulo-SP, reside em Minas onde Ministra Cursos e Atendimentos com Tarô e Terapias Holísticas.
Tarólogo, Tarófoso, Instrutor de Tarô – Formado e Iniciado em Tarologia e Tarosofia em 1995, pela Antiga Escola do Tarô.
Professor de Yoga – Hatha Yoga - Formado como Professor de Yoga em 1983, pela O.S.A. (Ordem dos Sarvas Swamis), por George Kritikos (Sarvánanda), com especialização em Yogaterapia.
Rosacruz, Ordem AMORC, alcançando o 9ª Grau na Ordem.
Terapeuta Holístico, trabalhando com as seguintes Terapias:
Cromoterapia; Técnicas Apométricas, Calatonia, Massagem Integrativa, Quiroprática, Homeopatia, Fitoterapia, Terapia Biopsicoenergética, Terapia Bio-Magnética, Reiki, Terapia Floral (Florais de Bach), Aromaterapia.
Pesquisador Auto-Didata de:
Religiões Comparadas, Astrologia, Numerologia, Ciências Oraculares, Filosofia Vêdica, Tantra, Realismo Fantástico, Cultura Afro-Brasileira, Radiestesia, Magia, Ocultismo.
Ministra Cursos de Tarô, Auto-Conhecimento, Magia Aquariana.