O TARÔ

Tão antigo quanto a própria História da humanidade, o Tarô continua sendo um Mistério que, ainda que seja estudado de diversas maneiras, não revela seus segredos a quem não se disponha a seguir seus Caminhos.
Muitos estudiosos e pesquisadores têm buscado decifrar seus Símbolos, como e o Tarô fosse apenas Símbolos, e não penetram na Essência mais profunda deste maravilhoso compêndio de Sabedoria e, assim, o Tarô atravessa os milênios sem ser compreendido pelos homens comuns, mas muitos Sábios, Mestres, Iniciados Adeptos e Magos desfrutaram desse Conhecimento para sua Realização Pessoal seguindo seus Ensinamentos.
Para nós, que procuramos viver sob os Ensinamentos da Tradição Antiga do Tarô, o Tarô é para nós um legado de uma das mais Antigas e Sábias Civilizações que existiram, e suas origens se perdem no passado.
O Tarô traz, em sua estrutura, toda a Sabedoria desse povo, contida em seus Arcanos, os quais, em suas divisões entre Arcanos Maiores e Menores, nos Ensina sobre o homem, sua vida cotidiana, a Vida em si, sobre o Universo e sobre o Espírito Divino.
Muita coisa já foi escrita e falada sobre o Tarô, este Livro é mais uma contribuição para esse acervo literário sobre o Tarô. Já fizeram tratados, manuais, estudos psicológicos, filosóficos, místicos e esotéricos. Estudaram astrologicamente, numerológicamente e cabalisticamente.
Tentaram codificá-lo a até transforma-lo num tratado complicado, num conjunto se símbolos arquetípicos do “inconsciente” coletivo, querendo, com isso, chegar à sua profundidade Cósmica. Isso quando não o relegaram ao plano de simples joguinho de “adivinhação”, um reles jogo de “prever o futuro” ou de “ver a sorte”, um instrumento de sortilégio, atribuído à arte de pseudos-bruxos, ou até mesmo como uma brincadeira.
O Tarô é muito mais do que isso. É mais do que apenas um conjunto de símbolos do “inconsciente” coletivo, e infinitamente mais do que um joguinho de adivinhação.
O Tarô é uma maneira de viver. É um estilo de vida, alicerçado num Sistema de Conhecimento, com um Propósito definido e delineado que visa levar o Estudante ao encontro de sua Realidade Interior, à Totalidade do eu Ser, e para tal, coloca à sua disposição, um complexo conjunto de Conceitos, Sistemas e Idéias próprias que transcendem a esfera da razão objetiva
O Tarô é mais do que um baralho de cartas que se usa simplesmente como um Oráculo. É um Caminho de Vida; Tarô é Vida, é Vivo, seu Conhecimento é a Essência da própria Vida. Para se aprender Tarô, para se saber sobre o Tarô é fundamental que se viva o Tarô, e para se desfrutar de seus benefícios, deve, o Estudante, aprender a usar suas Potencialidades latentes, não de forma totalmente racional, mas adotando-se outros critérios, tendo como diretriz a via do vivenciamento a cada passo, usando a Intuição como bússola, a Vontade como combustível e tendo a Liberdade como única Meta a ser conquistada.
Sem esses requisitos não existe Tarô, e sim apenas um baralho de cartas que pouca utilidade tem. Tarô só é Tarô se for vivido em toda a sua Plenitude, através da Intuição, que é movida pela Vontade para que se alcance a Liberdade e a Felicidade. No Tarô tudo é Amor, e o Real veículo do Amor é a Felicidade. Deus é a Felicidade Eternizada.
Por esse motivo é que os manuais e tratados de Taro são ineficazes, pois quando tratamos de Tarô, estamos lidando diretamente com a Intuição, que é transcendente ao Plano racional, e os estudiosos e pesquisadores ao pretender estudar o Tarô sobre bases racionais, utilizando o intelecto frio e objetivo, não penetram em sua Plenitude, e com isso nada conseguem. Para se aprofundar no estudo do Tarô a única forma é através da Intuição, e a Intuição é a harmonização de nossas Instâncias Internas, nossos Instintos, Sentimentos, Emoções, Inteligência e Espiritualidade, tudo isso expresso pelo nosso coração. A Intuição pode ser definida como a Voz do nosso Coração e não se apóia na razão cartesiana.
O Tarô prima pela premissa do Auto-conhecimento, e quem deseja se aventurar pelos seus Caminhos, deve utilizar como forma de aperfeiçoamento pessoal a sua própria experiência de vida, sua experiência do viver e vivenciar a Vida a cada momento, essa experiencia é constituída de três Planos; a vida física; a vida mental/emocional e a vida espiritual, que nós entendemos como partes distintas, mas que, realmente formam um todo na experiência do vivenciar cada momento da existência. O Tarô não possui essa barreira. Ele interage nesses três planos simultaneamente. Na realidade, todos nós vivemos nesses três planos ao mesmo tempo, pois eles são ligados e interdependentes, apenas não temos consciência disso, devido às limitações de nossa mente, de nossas percepções da realidade e de nossos condicionamentos, e assim nos identificamos geralmente com um deles – mais comumente com a vida física – sem prestar atenção em todas as nuanças que ela apresenta.
Para o Tarô, tudo no Universo é Energia, conforme sempre foi Ensinado pelos Sábios, Místicos, Iniciados e Magos da Antiguidade; e isso já foi confirmado pela Física Quântica. A Leitura do Tarô é toda feita com base nesse ponto: Tudo no Universo é Energia, e Energia é Vida e Consciência – pois não pode haver Vida sem Consciência –, logo, tudo tem Vida, tudo é vivo, e o Tarô se identifica e se comunica com toda e qualquer forma de Energia, seja ela física, mental, emocional ou Espiritual.
Visto por esse prisma, já é possível se fazer uma idéia da Dimensão Cósmica do Tarô. Ou seja, se ela está em sintonia e sem comunicação com as Energias do Universo, basicamente não há limites para sua interação e acesso a todo o Registro Akáshico, e isso extrapola os limites da lógica racional, pode-se apenas imaginar o que isso significa.
Esse aspecto escapa a todo e qualquer processo racional, pois a razão não pode alcançar tão profundos Mistérios. Apenas a Intuição pode penetrar nesse campo, que, pela sua Dimensão, extrapola os limites do intelecto, da lógica e da razão cartesianas, e mergulha num Universo onde a mente não pode chegar. Somente a Intuição é método seguro e eficaz para Interpretar os Desígnios da Vida.
Para se viver segundo essa ótica, é necessário que o Estudante esteja disposto a abandonar a lógica racional, intelectual e a aceitar viver e conviver com essa perspectiva, e para tanto, é preciso ter auto-confiança, coragem e Fé. Viver é correr riscos, viver é uma aventura. Viver é acreditar; crer é ter Fé e ter Fé é ter Poder. Poder de se ser o que se quiser ser.
Viver o Caminho do Tarô é viver pela Fé e é por isso que foi dito que o Tarô é um Caminho de Vida e que os manuais de Tarô se tornam inúteis quando se quer realmente penetrar nesse Mundo onde a razão não mais vigora e os dogmas, tabus, conceitos, preconceitos e condicionamentos perdem o valor, e nós passamos a ser realmente os mentores e dirigentes de nossos Destinos.
Ensina a Tradição do Tarô que não se adivinha o futuro, O futuro não existe ainda e o passado não deve mais vigorar como fator decisivo em nossas vidas. A única coisa que temos é o momento presente. Isso já foi Ensinado por todos os Grandes Sábios, Mestres e Iniciados de todos os Tempos. O futuro não é predeterminado; o Karma é um conceito muito flexível se pudermos compreender toda sua significação. O futuro não é pré-determinado; nosso Karma não é um mal a ser vivido e nosso Destino não uma imposição de um deus qualquer; nosso Destino é gerado por um fator chamado Livre-Arbítrio, que á uma Atribuição Divina. Portanto, podemos, temos o direito e devemos ser os verdadeiros mentores de nossa existência, aprendendo a entregar nossa existência ao Dharma, com Consciência, usando o passado apenas como referencia, tendo o presente como suporte a o futuro como Meta a ser alcançada.
Nosso conceito de passado, presente a futuro vem da noção de Tempo e Espaço que nos foi imposta há séculos. Dessa forma o homem mede sua vida em tempo gasto e espaço percorrido. O Tarô mostra outra visão desse princípio de Tempo/Espaço. Sua Leitura e Interpretação desse conceito de Tempo/Espaço, é feita com base no Tempo em função de nossa Felicidade e o Espaço passa a ser a conseqüência do Viver. Assim, tudo se fundamenta no ponto em que estamos agora e o que nos afasta de nossa Felicidade. A partir desse conceito e dessa forma de viver, o Tempo passa a ser e estreita relação entre o que vivemos e o que ainda temos para viver e o espaço se torna a própria experiência do viver, o vivenciar a vida passo-a-passo, com suas experiências e infinitas variáveis.
Quem compreende essa lógica percebe que não se adivinha ou prevê o futuro. Viver segundo esse contexto significa ser livre, e nossa sociedade sempre procura nos impedir de sermos livres, e, por extensão, de viver.
Em geral, somos resistentes a mudanças, dificilmente queremos abandonar nossos antigos conceitos e condicionamentos, pois eles não dão a fictícia ilusão de segurança, pois o Desconhecido nos apavora. Mas para sermos livres temos que nos desapegar do passado; temos de estar prontos para, a qualquer momento, sacrificar o velho para que o Novo possa vir, para que o Novo possa entrar em nosso Viver. Para aceitar essa forma de viver é necessário força, auto-confiança, Fé e coragem. E na mais pura verdade, viver é um ato de coragem; viver é uma Aventura e viver o Tarô é criar seu próprio Caminho, caminhando no escuro, tendo como única fonte de iluminação para clarear seu Caminho a sua própria Luz Interior e lançar-se por esse Caminho em direção à Felicidade e à liberdade.

(Texto baseado nos Ensinamentos de Roberto Caldeira – Mestre do Caminho do Tarô)


Cyddo de Ignis
(Alcides de Paula Chagas Neto)
Telefone para contato: celular: 031- 9103-3086
e-mail: magiaaquariana@gmail.com cyddo.dharma@yahoo.com.br


Místico, Tarólogo, Tarósofo, Professor de Tarô e Instrutor do Caminho do Tarô. Ministrando Cursos e Consultas de Tarô – os Cursos são ministrados principalmente no Nível Iniciático, e as Consultas visam o esclarecimento do Caminho de Realização Interior. Ministra também Cursos de Auto-Conhecimento e Magia Aquariana.Todas as abordagens dos Cursos e Consultas são feitas têm como Fundamento a Tradição Antiga e visam dar ao Aluno ou Consulente a oportunidade de conhecerem a si mesmos e se harmonizarem com a Vida.
Nascido em São Paulo-SP, reside em Minas onde Ministra Cursos e Atendimentos com Tarô e Terapias Holísticas.
Tarólogo, Tarófoso, Instrutor de Tarô – Formado e Iniciado em Tarologia e Tarosofia em 1995, pela Antiga Escola do Tarô.
Professor de Yoga – Hatha Yoga - Formado como Professor de Yoga em 1983, pela O.S.A. (Ordem dos Sarvas Swamis), por George Kritikos (Sarvánanda), com especialização em Yogaterapia.
Rosacruz, Ordem AMORC, alcançando o 9ª Grau na Ordem.
Terapeuta Holístico, trabalhando com as seguintes Terapias:
Cromoterapia; Técnicas Apométricas, Calatonia, Massagem Integrativa, Quiroprática, Homeopatia, Fitoterapia, Terapia Biopsicoenergética, Terapia Bio-Magnética, Reiki, Terapia Floral (Florais de Bach), Aromaterapia.
Pesquisador Auto-Didata de:
Religiões Comparadas, Astrologia, Numerologia, Ciências Oraculares, Filosofia Vêdica, Tantra, Realismo Fantástico, Cultura Afro-Brasileira, Radiestesia, Magia, Ocultismo.
Ministra Cursos de Tarô, Auto-Conhecimento, Magia Aquariana.