A VIVÊNCIA DO TARÔ

Em nossa Escola, intitulada ANTIGA ESCOLA DO TARÔ, e que se baseia na Tradição Antiga do Tarô, que é respaldada pela Ordem Rosacruz, procuramos não apenas Estudar os Símbolos e conceitos racionais do Tarô, e sim aplicar esses Conceitos, Idéias e Ensinamentos em nossas vidas. Contudo, sabemos que para se poder Viver, Vivenciar, Experimentar e Experienciar o Tarô, obviamente necessitamos de uma Base teórica, sem a qual jamais conseguiríamos entender, mesmo que intelectualmente, os Conceitos e Idéias que estão ocultos em seus Arcanos.
Apesar do Tarô ser Estudado seguindo bases que necessitem classificar as nuances do Conhecimento em conceitos isolados ou separados entre si, o Tarô não é seqüencial, e sim simultâneo. Ou melhor, o Tarô é simultaneamente seqüencial e aleatório. Ou seja, todos os Arcanos Maiores contém em si próprio todos os outros, e cada um contém em si todo o conjunto, incluindo os Arcanos Menores.
A aparente separação e isolamento de seus componentes ideológicos são apenas para se dar uma condição de compreensão de suas Idéias e Conceitos, para que possam ser aplicados, não apenas nos Jogos, mas também em nossas vidas.
Em meu Trabalho como Instrutor de Tarô, ofereço, como subsídio para as Leituras e Interpretações dos Jogos, alguns significados possíveis das Cartas, lembrando aos candidatos a Tarólogos que não se apeguem aos conceitos que lhes são apresentados, mas que os usem para ampliar cada vez mais sua própria bagagem. São orientados para que busquem ampliar as informações dadas procurando cada vez mais conceitos e significados para seus Jogos. É preciso sempre lembrar que o Tarô não é a simples Leitura das Cartas, e sim todo um Sistema de Conhecimento que constitui por si só um Caminho para a Realização Espiritual Pessoal. É bom que se diga então, que, em nossa Escola, distinguimos três tipos de pessoas que utilizam o Tarô:
- O taromante: aquele que se dedica apenas ao “joguinho de tarô”, que usa o Tarô como jogo de adivinhação; pode ser até um bom “jogador de cartas”, um vidente, um adivinho, se se quiser considerar assim, pode até ser um bom orientador, mas não conseguiu acessar a Sabedoria Oculta do Tarô, não se dedicou e nem se dedica a conhecer os Mistérios do Tarô, não Trilha o Caminho.
- O Tarólogo: é aquele que Estuda o Tarô, procura colocar o Tarô na sua vida, mas apenas de modo intelectual, racional, tentando desvendar os Mistérios do Tarô de forma racional, fazendo comparações e estudos psicológicos, esotéricos, associando seus símbolos aos arquétipos desta ou daquela cultura, filosofia ou religião, mas que também não vive o Tarô, é um Estudante, pode até se tornar um experto nos Símbolos do Tarô, mas também não trilha o Caminho.
- O Tarósofo: é aquele que busca Viver o Tarô em toda sua Plenitude, colocar sua Vida no Tarô, que não procura “estudar racionalmente” os Símbolos do Tarô, mas compreender a Essência do Tarô, procurando viver, vivenciar, experimentar e experienciar seus Ensinamentos como aspectos de sua própria vida; é aquele que em algum nível, procura Trilhar o Caminho.
Estudar o Tarô sem Vivenciá-lo é perder tempo com coisas externar – externalidades, como preferimos dizer –, e querer Vivenciar o Tarô sem Conhecimento de suas Idéias e Conceitos básicos é um romantismo inócuo, pois levaria o Caminhante a se perder em ilusões sem consistência.

Cyddo de Ignis
(Alcides de Paula Chagas Neto)
Telefone para contato: celular: 031- 9103-3086
e-mail: magiaaquariana@gmail.com cyddo.dharma@yahoo.com.br


Místico, Tarólogo, Tarósofo, Professor de Tarô e Instrutor do Caminho do Tarô. Ministrando Cursos e Consultas de Tarô – os Cursos são ministrados principalmente no Nível Iniciático, e as Consultas visam o esclarecimento do Caminho de Realização Interior. Ministra também Cursos de Auto-Conhecimento e Magia Aquariana.Todas as abordagens dos Cursos e Consultas são feitas têm como Fundamento a Tradição Antiga e visam dar ao Aluno ou Consulente a oportunidade de conhecerem a si mesmos e se harmonizarem com a Vida.
Nascido em São Paulo-SP, reside em Minas onde Ministra Cursos e Atendimentos com Tarô e Terapias Holísticas.
Tarólogo, Tarófoso, Instrutor de Tarô – Formado e Iniciado em Tarologia e Tarosofia em 1995, pela Antiga Escola do Tarô.
Professor de Yoga – Hatha Yoga - Formado como Professor de Yoga em 1983, pela O.S.A. (Ordem dos Sarvas Swamis), por George Kritikos (Sarvánanda), com especialização em Yogaterapia.
Rosacruz, Ordem AMORC, alcançando o 9ª Grau na Ordem.
Terapeuta Holístico, trabalhando com as seguintes Terapias:
Cromoterapia; Técnicas Apométricas, Calatonia, Massagem Integrativa, Quiroprática, Homeopatia, Fitoterapia, Terapia Biopsicoenergética, Terapia Bio-Magnética, Reiki, Terapia Floral (Florais de Bach), Aromaterapia.
Pesquisador Auto-Didata de:
Religiões Comparadas, Astrologia, Numerologia, Ciências Oraculares, Filosofia Vêdica, Tantra, Realismo Fantástico, Cultura Afro-Brasileira, Radiestesia, Magia, Ocultismo.
Ministra Cursos de Tarô, Auto-Conhecimento, Magia Aquariana.