TANTRA

O Tantra é um Sistema Cultural Multimilenar onde a Simplicidade é Essência dos seus Ensinamentos. Sua proposta é a Expansão da Consciência dos homens, através da compreensão de sua própria estrutura físico/energética/espiritual, liberando-se de preconceitos e tabus.
O Tantra é um poderoso Sistema de Alquimia Interna, elaborado, desenvolvido e Ensinado, desde Milênios por Grandes Mestres e Iniciados da Índia Antiga. Dentro de seus Ensinamentos aprendemos a usar nossos Sentidos e a nossa Sexualidade e a nossa Mente a nosso favor nos auxiliando a alavancar nossa Consciência para aa Libertação e realização Espiritual Pessoal. O Tantra nos Ensina a evoluir e Expandir nossa Consciência refletindo e aprendendo com o nosso próprio corpo a desvendar os Mistérios da nossa Existência. Num simples Ato de Respirar está um Ensinamento.
Buscar um significado, uma definição para o Tantra é perder sua Essência. Tantra não de define; se vive. O Tantra é um estilo de vida simples, de Libertação e Expansão da Consciência, que se manifesta pela ampliação da Percepção e da Sensibilidade para se conectar à Energia Divina que tudo vivifica, anima e movimenta.
O Tantra se orienta para o Amor Natural em toda a sua plenitude.
Para o Tantra, o fundamental é viver, vivenciar, experimentar e experienciar cada momento da existência como uma Dádiva Divina, sem culpa, sem auto-crírica, sem julgamentos, sem repressões, permitindo que a Vida siga seu curso natural e que as Energias circulem livremente.
O Tantra é sincronicidade entre todas as coisas, na sua essência está a harmonização Universal, por isso a vivência Tántrika nos mostra a simplicidade do viver tudo o que está à mossa disposição para ser desfrutado, e que apenas é percebido por aqueles que vivem essa simplicidade.
Tudo que envolve nossos Sentidos é Tantra: a Música, a Dança, a Poesia, a própria Vibração do Universo.
Tantra significa vivenciar profundas experiências. É uma forma de experimentar a Vida de dentro para fora. A característica do tantra é crescer e expandir no meio do Caos.
O nome “Tantra” vem de uma categoria de Escrituras da Índia Antiga que foram absorvidas pelo Sistema Vêdico e hoje fazem parte do acervo do Hinduismo. Nos primórdios do Sistema Vêdico, os Ensinamentos Tántrikos foram proibidos, sendo seus Ensinamentos transmitidos secretamente, de Mestre a Discípulo ou de pais para filhos.
Devido as deturpações ocorridas durante a Transmissão de seus Ensinamentos fora dos Círculos de Iniciados, que enfatizavam apenas o aspecto sexual do Tantra, este chegou até nós com o que hoje é conhecido como “A Yoga do Sexo”, a Ciência que ensina como obter saúde física e evolução interior pelo prazer.
Não se pode negar a expressão Sexual do Tantra, já que esta Ciência Multimilenar utiliza da liberação da Energia Sexual – a Kundaliní – para a Expansão da Consciência do homem. O Tantra é um Caminho de Expansão da Consciência através da Sensibilização, para se perceber a Energia que tudo move. Essa Energia, a Kundaliní, é que faz com que o homem viva, respire, se movimente, se alimente e que sinta prazer. O Tantra se oriente com a Energias da Arte, da Dança, da Meditação, dos Rituais, das Práticas Yoges e da Sexualidade Criativa.
Na Prática Tántrika se desenvolva a Sensibilidade para perceber o que está disponível e palpável, porém, imperceptível aos olhos daqueles que estão acostumados a buscar coisas complexas, sistemas filosóficos rebuscados e religiões dogmáticas.
A Auto-Compreensão requer relaxamento em si mesmo e liberdade. Não é simplesmente uma “yoga do sexo”, mas um Sistema que usa a sexualidade para elevar o homem à sua plena condição como Ser Espiritual. Não se trata apenas de posturas corporais ou de posturas “exercícios sexuais” ou de prática de posturas sexuais acrobáticas como as do Káma-Sutra. O Tantra é exatamente o oposto. Trata-se de Práticas para a Sensibilização, para a Percepção do que está vivo e latente no Interior do homem; algo sutil que precisa ser despertado, tratado e desenvolvido para emergir. A Beleza do Tantra é incomparável e a evolução pessoal inconfundível.
O Tantra Ensina que a Sexualidade é como uma das Portas pela qual entramos em contato com a nossa existência energética e corporal, mostrando o desabrochar do corpo e suas potencialidade e possibilidades na vida adulta. E não só ao Nível Físico, mas também aos Níveis Emocional, Mental, Psicológico e Psíquico. É o primeiro passo na descoberta do Amor pó si e pelo outro.
O Princípio da Vida está na Sexualidade e é através ela que a pessoa se revela. É muito difícil uma pessoa se esconder de si mesmo num ato sexual. Nossos Sentimentos aparecem completamente assim como o nosso Ser Verdadeiro e a nossa Beleza.
No que concerne à Sexualidade, o tantra Ensina um conceito muito belo e profundo, segundo o qual “Shiva sem Shaktí é Shava” (Shiva sem Shaktí é um cadáver), ou seja. “homem sem mulher é um cadáver”. Shiva é o Arquétipo Masculino, o qual deve ser potencializado pela Shaktí, que é o Arquétipo Feminino, que literalmente, significa “energia, poder”. É aquela Energia que faz acontecer.
Por isso o Verdadeiro Tantra á praticado pelos dois, homem e mulher, em igualdade de condições. Sem a mulher o homem não evolui na senda Tántrika, e nem a mulher sem o homem. É preciso que se tenha os dois pólos.
O Tantra também possui um componente fortemente poético que contribui para tornar as pessoas mais sensíveis e aumenta o senso de respeito e de amor entre o homem e s mulher. Nesse sentido, um de seus conceitos mais encantadores Ensina que, para o homem, a mulher é a Manifestação Vivente da Deusa, do Aspecto Feminino da Própria Divindade, e como tam ela deve ser respeitada, reverenciada e amada,e para a mulher, o homem também representa o Aspecto Masculino da Divindade, e portanto, também deve ser respeitado, reverenciado e amado.
Em outro aspecto, Shiva é a Consciência Divina a ser resgatada, é a Energia Masculina que tem o sentido de Potencial Latente. Mas esse potencial só terá expressão no ser humano se for mobilizado por Shaktí, a Energia Feminina. Assim, Shaktí convida Shiva para dançar com ela a Dança do Amor. A Dança da Criação que precisa do Feminino e do Masculino para dar início a qualquer tipo de Vida, de Manifestação. Como as polaridades Negativa e positiva que dão origem à Luz. Precisamos ter dois fios para que uma lâmpada possa se acender, só com a polaridade Negativa ou só com a Positiva não se pode acender uma lâmpada.
Poderíamos dizer que o Tantra é a Ciência do Relacionamento. Como nos relacionamos conosco mesmos; como nos relacionamos com os nossos semelhantes; como nos relacionam os com os outros seres vivos (animais e plantas); como nos relacionamos com os Seres Viventes de outros Planos ou Dimensões; como nos relacionam os com a Natureza e com o Universo, com o Supremo Espírito.
O Tantra deveria ser vivenciado na nossa vida diária. A vida a dois deveria se Tántrika, mas culturalmente, principalmente pela imposição dos conceitos de pecado impostos pela igreja cristã católica, não aprendemos a viver dessa forma. Em nossa sociedade “civilizada”, a vida à dois, a própria vivência do casamento tornou-se mais uma disputa do que um relacionamento amoroso. Na realidade a vida a dois tornou-se uma relação de competitividade, ao invés de uma relação de amor.
O Tantra procura resgatar essa Energia de amor e compreensão que deveria existir entre o casal. Procura resgatar a Energia de paixão que existia e que uniu o casal quando se conhecera, e desfaz as nuvens que se formaram entre os dois, em conseqüência das contingências do cotidiano, dos filhos, famílias e pela própria questão dos Egos que entram em choque várias vezes dentro do casamento ou de uma convivência muito longa. O Élan inicial não pode ser deixado de lado. O casal precisa restabelecer o contato amoroso que está além das palavras. E o mais importante: resgatar a união, que dá sentido ao relacionamento e que tenha sentido de evolução e crescimento.
Pela vivência Tántrika podemos resgatar nossa Sexualidade e mudarmos significativa e qualitativamente nossa vida, tanto amorosa como sexual, e em todos os demais planos da existência.
A Visão Tántrika é encarar a vida e a questão sexual como algo muito especial que acontece entre duas pessoas. É ampliar a Percepção dos cinco sentidos e ir além deles, desenvolvendo a capacidade de Visualização, Introspecção, Meditação e reconhecimento da Energia Sutil que está além da Mente comum. Não é apenas um ato sexual, mas toda uma vivência íntima que está sendo experienciada, se está além do contato Físico, mas há um contato de Energias, de Almas. Além disso, no Tantra, a pessoa fica apaixonada pela Energia do Amor, se torna capaz de olhar para os desafios do mundo com amor.
Esse aspecto amoroso da vida, de encarar a Vida com amor e paixão foi perdido em nossa época moderna. Ao longo dos tempos o homem deixou de se apaixonar pela Vida, passando a se apaixonar pelos aspectos materiais da existência. Se o Amor fosse o Tema principal de nossas, nossa existência em sociedade seria mais harmoniosa, teríamos mais abundância, mais respeito uns pelos outros, mais amizade, mais carinho. Se nós tivéssemos mais carinho e amor por nós mesmos, conseqüentemente teríamos mais carinho e amor pelos outros.
Assim como ocorreu com o Yoga, no Sistema Vêdico, O Tantra também se dividiu em diversas Vias, ou Linhagens, dependendo dos objetivos ou Propósitos dos Mestres, a partir de Duas Linhagens principais: O Tantra-Branco ou Tantra-da-Mão-Direita e o Tantra-Negro ou Tantra-da-Mão-Esquerda; daí advindo que alguns chamam de Tantra-Cinzento, uma Via que busca a Integração entre as duas anteriores, e o que foi denominado de Tantra-Vermelho, que é considerado uma Via que se dedica à Magia-Negra Tántrika.

Cyddo de Ignis
(Alcides de Paula Chagas Neto)
Telefone para contato: celular: 031- 9103-3086
e-mail: magiaaquariana@gmail.com cyddo.dharma@yahoo.com.br

Místico, Tarólogo, Tarósofo, Professor de Tarô e Instrutor do Caminho do Tarô. Ministrando Cursos e Consultas de Tarô – os Cursos são ministrados principalmente no Nível Iniciático, e as Consultas visam o esclarecimento do Caminho de Realização Interior. Ministra também Cursos de Auto-Conhecimento e Magia Aquariana.Todas as abordagens dos Cursos e Consultas são feitas têm como Fundamento a Tradição Antiga e visam dar ao Aluno ou Consulente a oportunidade de conhecerem a si mesmos e se harmonizarem com a Vida.
Nascido em São Paulo-SP, reside em Minas onde Ministra Cursos e Atendimentos com Tarô e Terapias Holísticas.
Tarólogo, Tarófoso, Instrutor de Tarô – Formado e Iniciado em Tarologia e Tarosofia em 1995, pela Antiga Escola do Tarô.
Professor de Yoga – Hatha Yoga - Formado como Professor de Yoga em 1983, pela O.S.A. (Ordem dos Sarvas Swamis), por George Kritikos (Sarvánanda), com especialização em Yogaterapia.
Rosacruz, Ordem AMORC, alcançando o 9ª Grau na Ordem.
Terapeuta Holístico, trabalhando com as seguintes Terapias:
Cromoterapia; Técnicas Apométricas, Calatonia, Massagem Integrativa, Quiroprática, Homeopatia, Fitoterapia, Terapia Biopsicoenergética, Terapia Bio-Magnética, Reiki, Terapia Floral (Florais de Bach), Aromaterapia.
Pesquisador Auto-Didata de:
Religiões Comparadas, Astrologia, Numerologia, Ciências Oraculares, Filosofia Vêdica, Tantra, Realismo Fantástico, Cultura Afro-Brasileira, Radiestesia, Magia, Ocultismo.
Ministra Cursos de Tarô, Auto-Conhecimento, Magia Aquariana.