quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O SIMBOLISMO DO TARÔ



Em um de nossos encontros de Tarólogos e Simpatizantes deste Sistema Oracular, uma de nossas companheiras a Ana, comentou que uma amiga sua, que começara a se interessar pelo Tarô e ao adquirir um Baralho de Tarô (não foi dito qual Baralho), levantou uma questão, para ela, de suma relevância, talvez, devido aos seus conceitos de pudor, do porque, no Tarô, tem tanta “mulher pelada”.
Em um de nossos encontros de Tarólogos e Simpatizantes deste Sistema Oracular, uma de nossas companheiras a Ana, comentou que uma amiga sua, que começara a se interessar pelo Tarô e ao adquirir um Baralho de Tarô (não foi dito qual Baralho), levantou uma questão, para ela, de suma relevância, talvez, devido aos seus conceitos de pudor, do porque, no Tarô, tem tanta “mulher pelada”.
Esse questionamento dessa jovem Iniciante no Tarô, levou-me a fazer considerações mais profundas sobre o Simbolismo deste Oráculo. Para esclarecer essa questão, precisamos compreender alguns fatores:
1º) No Tarô (isso depende de qual Baralho essa jovem adquiriu), só há dois Arcanos em que há de forma mais explicita, mulheres nuas: a Carta da Estrela e a Carta do Mundo – e mesmo assim, na Carta do Mundo a mulher está com uma faixa cobrindo suas partes pudentas.
2º) O Tarô, em todos os seus Arcanos, enfatiza a dualidade das qualidades, sejam as da Natureza, sejam as dos homens, é nesse âmbito que precisamos compreender o porque das mulheres nuas em ambas as Cartas.
Se levarmos em conta que o Tarô nos remete à um Conhecimento multimilenar, em que o Universo é Uno em Essência, e que as dualidades só se expressam na Manifestação Fenomênica (pois para que a Manifestação pudesse ter Existência, tem de haver duas Polaridades, caso contrário não é possível Criar nada – tomamos o exemplo da Eletricidade: se não houver duas Polaridades, não é possível acender uma lâmpada; temos que ter dois fios, cada um veiculando uma Polaridade, a Positiva e a Negativa).
Portanto, temos que encontrar essa Informação nos Símbolos que o Tarô utiliza para expressar sua Sabedoria.
Dessa forma temos: o Homem representando o Masculino, Positivo, Ativo, Dativo; e a Mulher representando o Feminino, Negativo, Passivo, Receptivo.
Vejamos alguns exemplos claros:
Na Carta do Mago: um Homem de pé – o Homem = Ativo, de pé = uma posição Ativa; fazendo a intermediação entre os dois Planos o Espiritual, Negativo e o Terreno, Positivo, representados pelo Céu e pela Terra; e tendo uma ação Ativa: Trabalhando na Natureza, utilizando Elementos Materiais, para Realização de efeitos no Mundo Terreno.
Na Carta da Sacerdotisa: uma Mulher sentada – a Mulher = Passiva, sentada = uma posição passiva; fazendo a intermediação entre os dois Planos, o Espiritual e o Terreno, representados pelas duas Torres; e tendo uma ação Passiva: Estudando os Princípios Espirituais, utilizando das Faculdades Psíquicas, para Realização de efeitos no Mundo Espiritual.
Assim, podemos compreender o porque das Mulheres Nuas representadas nas duas Cartas citadas. Se levarmos em conta a Simbologia a as Mensagens da Carta da Estrela, que nos fala da Pureza (geralmente associa-se a Mulher Nua da Carta com o fato da Mulher estar num estado de Pureza tão absoluto que sua nudez não a constrange, já que a mulher, no conceito machista tem que ser Pura), mas também dos fala da Entrega; da Entrega aos Propósitos do Universo – a Mulher derrama a Água de seus Jarros na Natureza – e para que se possa estar entregue é preciso nos despojarmos de tudo, dos bens materiais e, principalmente, de nosso Ego (as vestes, que são as Fantasias que usamos para nos relacionarmos neste Mundo), estarmos Nus, Livres e Libertos de conceitos, dogmas, tabus e preconceitos. Por isso o Simbolismo da Mulher Nua: Para nos entregarmos precisamos estar despojados, desapegados, numa atitude de Renúncia aos bens materiais e aos conceitos, o que nos coloca numa condição de receptividade para compreendermos os Propósitos do Universo, e para isso também precisamos estar Puros de Coração e Alma.
O mesmo Princípio vale para a Carta do Mundo, já que este Arcano nos traz a Mensagem do Portal que devemos cruzar para penetrarmos “no Reino de Deus”, no Mundo Transcendental, e para podermos cruzar este Portal também devemos estar despojados, desapegados, na mesma atitude de Renúncia e Receptivos às Vibrações desse Mundo. E mais um detalhe: na Carta do Mundo a Mulher segura em cada mão um Bastão, um Cetro que Simboliza o Comando, o Controle e o Domínio sobre si mesma, ou seja, Domínio das Emoções, Simbolizado pelo Cetro seguro na mão Esquerda, e Controle da Mente, Simbolizado pelo Cetro seguro na mão Direita.

Cyddo de Ignis
(Alcides de Paula Chagas Neto)
Telefone para contato: celular: 031- 9103-3086
e-mail: magiaaquariana@gmail.com   cyddo.dharma@yahoo.com.br






Nenhum comentário:

Postar um comentário